Pia 16/04/09 - Entrevista

"Vocês conhecem a banda japonesa chamada DIR EN GREY,muito famosa no exterior?"

DIR EN GREY, uma banda que lota shows nos maiores clubes do Japão. Qual é o motivo da sua grande popularidade e alta avaliação até mesmo no ocidente?

"Nós sempre pensamos que o 'agora' é o melhor".

Quando tentei entender o “agora” do DIR EN GREY, as palavras “diferença de temperatura” tornam-se palavras-chave.
Provavelmente não há nenhum leitor não familiarizado com o fato da banda ainda ser classificada como Visual Kei,e ao mesmo tempo, tambem é dificil dizer que eles são reconhecidos por todo Japão como a banda nacional que recebeu mais apoio e atenção do mundo do que qualquer outra.E é claro que, no exterior existe uma diferença de temperatura e tempo.


Die: Em 2005, a primeira vez que fomos a Europa, a audiência era na sua maioria pessoas que "queriam nos ver pela primeira vez" ou, em outras palavras, pessoas que estavam interessadas na cultura japonesa, e francamente, haviam muitos espectadores que estavam de cosplay.Além disso esses fãs queriam o "passado" então havia uma diferença no tempo.É claro que seria impossivel atender as expectativas deles já que não seria normal levar algo para o exterior que nós não fazemos mais nem mesmo no Japão. Isso porque desejamos fazer a mesma coisa em qualquer local do mundo.

Toshiya: Nós sempre achamos que o “agora” é melhor, o passado foi importante no passado, mas nós não estamos mais lá. Se nós não mostrassemos o que pensamos ser o nosso melhor, seria até indelicado.Mas mesmo assim, eu fiquei feliz ao sentir que tambem existiam muitas pessoas de países distantes que simpatizavam com o nosso trabalho, e que a cada oportunidade nossa fan base mudava e era renovada. É um grande reconhecimento e alem disso foi uma mudança quase instantânea.

A respeito do grande apoio que eles recebem no exterior, por exemplo, seu ultimo album, “UROBOROS” foi lançado em 17 países e estreou na 114º posição nos Billboards americanos. Alem disso conquistaram o primeiro lugar na revista Hit Seekers Chart (que busca e introduz novos artistas). E tambem, em janeiro passado quando realizaram a turnê britânica, receberam destaque na capa da revista de música local mais famosa, “KERRANG!” .Alem do mais, não foram acentuados como "banda japonesa".O editor Paul Brannigan disse:

“KERRANG!” almeja “introduzir bandas que possam mudar a vida dos nossos leitores”, e por isso eles não podem ser considerados "menos" uma banda do que as demais. Eu me convenci ao assistir seus shows em Tokyo e Londres anteriormente. Não é como se estivessemos publicando o "J-Rock" como um movimento mas sim, estamos nos focando no prórpio DIR EN GREY.
Porque o nosso desejo não muda não importa o que aconteça."

Eles estão atualmente no meio de sua turnê nacional. E em seu inicio, pela primeira vez depois de muitos anos, estarão se apresentando em casas de shows pequenas pelo país.

Toshiya: Isso aconteceu simplesmente porque nós queriamos tocar em locais que normalmente não tocariamos e ao mesmo tempo, nós pensamos "o que fazemos no exterior não pode ser feito aqui?". Nós realizamos shows em diversos locais e ambientes no exterior, e no Japão, não queriamos mudar nossa essência não importava aonde nos apresentassemos, esse é o motivo de queremos fazer isso. Não foi algo imposto em nós, mas sim porque nós escolhemos fazer dessa forma.

Die: Pelo contrário, nós tambem queremos fazer no exterior o mesmo tipo de coisa que fazemos no Japão. Intencionalmente para que nós sejamos capazes de realizar um show em grande escala em qualquer lugar do mundo da mesma forma como é no Japão, que adere completamente a visão mundial de nossos albuns.Nós queremos gradualmente diminuir a diferença de opinião e temperatura.

Após a apresentação dos 3 shows extras no começo de maio, eles já realizaram aproximadamente 50 shows esse ano.E depois disso há ainda a turnê estrangeira. Certamente pode-se dizer que o inicio da sua história de sucesso está relacionado à "Febre Japonesa". Mas eles não juntaram-se ao movimento atrativo e porque eles prosseguem calmamente suas atividades, essas 5 pessoas agarram o "presente". Se existiu uma lacuna entre DIR EN GREY e os leitores, o jeito de encobrir isso completamente é indo em seus shows. É o único jeito.



A primeira vez em que uma banda japonesa foi destacada na capa da "KERRANG!"

Foi a primeira vez que DIR EN GREY, como artista japonês honrou a capa da "KERRANG!", uma revista de música semanal com o maior número de cópias públicadas ao redor do mundo (edição de 24/01/09 mas foi lançada o dia 21).
A "KERRANG!" tambem foi importada no Japão, mas esgotou-se rapidamente.



Participaram da turnê realizada pela "KERRANG!"

Eles participaram da "Kerrang!Relentless Energy Drink Tour 2009" de 13/01/2009 a 30/01/2009.

Em 4 de agosto de 2007, eles se apresentaram no palco principal do "Wacken Open Air", o maior festival de rock da Alemanha. A performance esmagadora do DIR EN GREY atraiu 60,000 pessoas. No mesmo ano apareceram como convidados especiais nos shows do Linkin Park.No final daquele ano eles realizaram um total de 121 shows contando com as apresentações nacionais e no exterior.


Créditos: Orchestrated Chaos
Tradução: DIR EN GREY Brasil


Por Aiko

0 comentários:

Postar um comentário