CD & DL Data Fevereiro de 2011 - Entrevista: DIR EN GREY

cddlfeb2011

Não é como se houvesse algo muito inovador, já que estamos apenas fazendo coisas que passam uma sensação boa naturalmente.

"LOTUS" é o novo single do DIR EN GREY.  Enquanto o riff forte da guitarra durante a introdução e a expansão massiva durante a melodia no refrão podem parecer simples, e a música melodiosa a primeira vista, esse trabalho acaba sendo repleto de detalhes e arranjos com sua particularidade.


——"LOTUS" é uma música depois de um ano desde o ultimo trabalho, mas alem de ter um certo tipo de objetivo, eu acho que essa é apenas uma de muitas músicas que foram criadas.

Die: Nós começamos a fazer músicas para nosso album e simplesmente decidimos fazer de uma delas um single. Fiz a progressão de acordes para LOTUS e apenas apresentei um simples acorde onde a melodia poderia entrar facilmente, e não fiz nada detalhado. Acho que esse modo é diferente do jeito que componho. Não é como se eu tivesse me focado na melodia, mas pode ter havido uma parte que pode ser o eixo central. Começamos a preencher o conteudo a partir dali. A única coisa é a forma como você deixa soar. A afinação é muito grave certo? Mas há um som limpo soando por cima. Há esse tipo de âmbito onde há clareza, mas tambem uma estranha escuridão. 

——Qual foi a impressão que Shinya-kun teve quando ouviu a música original pela primeira vez?

Shinya: No começo pareceu que a música tinha um ritmo normal onde o refrão poderia se encaixar facilmente, mas no fim, foi problemático. Já que a música em si era simples, tive que repensa-la. Terminei de gravar a bateria em abril do ano passado, então há algumas partes que não consigo me lembrar (risos).

——Entendo. Consigo entender a forma como vocês trabalharam nessa música apenas de ouvi-la. Como Toshiya-kun abordou essa música?

Toshiya: O tom grave do acorde é muito baixo, então normalmente é bem obscuro, mas a caracteristica da música não é tão obscura, certo? O acorde em si tem uma repercursão que pode facilmente ter uma melodia. Acho que estava balanceado.  Acho que tomou a forma do DIR EN GREY atual. Acredito que essa música é algo que não estava presente nos ultimos anos.

——Ainda assim, você não tem essa sensação estranha de " Essa é a nova música do DIR EN GREY?!"

Toshiya: Acho que é porque você nos acompanhou até agora, mas para as pessoas que chegaram em nós pelos albuns mais recentes, elas parecem surpresas. Claro que, cada um de nós esta fazendo coisas novas tambem. Não é como se houvesse algo muito inovador, já que estamos apenas fazendo coisas que passam uma sensação boa naturalmente.

Kaoru: Quando estavamos polindo a música, não fizemos nada muito diferente do que fazemos normalmente. O estilo da música que acabou sendo mais melodioso, e a faixa original começou com uma sensação de acordes vindo adiante. Acho que fomos cuidadosos em como colocamos a ondulação sonora.

——"Ondulação sonora"?

Kaoru: Sim. No fim, na parte de se ter a música para ser ouvida, temos que pensar sobre a parte que precisamos impulsionar, mas você sabe que há uma forma para nós, certo? O jeito que fizemos isso não vai contra tal coisa, mas tendo dito isso, se tratava de como seria ouvida. Perto dos arranjos finais, apenas continuei fazendo riffs. Estive pensando até o riff da introdução tomar forma.

——Dependendo do riff, pode-se mudar a impressão sobre a música toda.

Kaoru: Verdade. A principio fizemos um padrão com uma sensação tranquila aumentando de volume, e tentamos várias coisas, mas tudo soava como algo que já fizemos antes (risos). O que foi dito vai diferir entre criadores e ouvintes, mas eu tenho a tendência de ter algo diferente no começo.

Die: Eu estive pensando em como eu colocaria em expressão cada cena. A música ficou organizada depois que Kaoru-kun apresentou o seu riff. Isso meio que foi o empurrão final.

 
cddlfeb20112

É muito importante como se pode ser alguma coisa mas ser capaz de se alcançar algo.

—— Enquanto o jeito finalizado do som ouvido ser devido a algo simples, como ter o vocal a frente, ainda, os instrumentos são bem detalhados.

Die: São detalhados. Mas como disse antes, as outras músicas gravadas ao mesmo tempo eram mais complicadas, e muitas delas tinham um ritmo dificil, talvez por isso o arranjo foi para uma direção mais simples (risos). Não estavamos conscientes de estar fazendo algo dificil. A maneira de se ter a melodia ouvida melhor tornou-se importante. Ainda assim, não haveria diversão em focar apenas no fundo musical. Acho que repensei tais coisas.

Kaoru: Isso não foi porque a música era melodiosa ou fácil de se ouvir, mas dentro dessa música, uma tremenda quantidade de informação foi incluida. Nesse caso, achei que ela soava como um single depois de concluida. Há muitos elementos inclusos e tambem há um âmago correndo por ela. Havia tambem uma tremenda quantidade de faixa cantadas. Há alguns vocais que não podem ser ouvidos a menos que se preste muita atenção.

—— Verdade.

Die: Não há momentos em que se tem um número menor de faixas. Enquanto a música pode soar simples, nem tudo foi feito em uma tomada. Havia momentos em que o computador não carregava porque havia muita coisa (risos).

Toshiya: As vezes levava uma hora para o computador carregar (risos).

Shinya: Mesmo assim, mesmo com cada um de nós fazendo várias coisas, o vocal salta aos ouvidos afinal. É facil de se ouvir.

—— Qual foi a impressão de Kyo-kun quando ouviu pela primeira vez a música que se tornou "LOTUS"?

Kyo: Normalmente, a música muda do que temos a principio, mas senti algo místico. Se eu disser que aquilo foi algo que nunca ouvi antes, então isso fica organizado, mas há uma parte misteriosa que eu não consegui compreender apenas ouvindo imediatamente. Enquanto percebia o máximo possivel disso, tambem fui adiante em criar coisas novas. A música parece ser um tipo para ser cantada mas... já que não há gritos, nunca ouvi nada tão pesado.  Então achei simplesmente interessante.

——Mesmo quando você escreveu as letras, o misticismo tornou-se então, um  ponto abordado.

Kyo: Sim.

——Mas como o single anterior, "Hageshisa To, Kono Muneno Nakade Karamitsuita Shakunetsu No Yami", havia um ponto positivo presente na ultima parte da música.

Kyo: Isso estava na parte mais obvia. Naturalmente, isso esta conectado com o que pensei naquele período, mas ter letras que permitem o âmago da música ser visto, pareceu combinar com o misticismo da música. Apenas dei forma a isso.

——A frase "o branco nobre/orgulhoso" é uma expressão que projeta a lotus, mas tambem parece ser uma resolução/determinação forte.

Kyo: O fundamento básico não mudou e eu acho que uma pessoa que continua sempre a lutar é... Para simplificar, acho importante como você precisa prosseguir/seguir em frente do fundo de seu coração, ou pode ser alguma coisa mas ser capaz de alcançar/cumprir algo. As letras podem se originar daí, eu acho.

——A música começa com "Eu fecho meus olhos". A primeira linha de uma sentença é enfatizada de uma maneira a atrair o leitor, mas eu pensei, por que os olhos deviam se fechar nesse momento?

Kyo: Você sabe que há uma diferença entre a realidade que você vê e o ideal que você imagina certo? Mas quando você pensa sobre algo e fecha os olhos, seus ideais passam pela sua mente. Queria começar daí. No fim, significa como a realidade pode se aproximar de seus ideais. Foi nisso que pensei.

——No meio, há uma parte que diz que você sabe que a dor na verdade nunca é curada. Mas isso não é conformação certo?

Kyo:  Acho que a conformação seria o fim. Mas eu estou constantemente 98% em conformação e 2% em expectativa. Entretanto, se 98% é desespero, você normalmente não apostaria nos 2% certo? Então basicamente, estou sempre no negativo (risos). Mas independente se é 1% ou 2%, quero apostar tudo ai.

——Você parece ter uma mentalidade forte então. Agora, conforme a produção continua, estou curioso sobre o novo album.

Die: Quanto as músicas que gravamos nessa primavera, nós realmente pensamos sobre elas ao ponto em que teriamos que revisar tudo uma vez. Então estou meio assustado com será daqui em diante (risos).

——O album "UROBOROS" não foi assim tambem? (risos)

Die: O grau é diferente (risos). Estamos num lugar mais arriscado. Acho que teremos mais variações surgindo. Mas ainda estamos pela metade da produção do album.


Créditos: OC
Por Aiko

0 comentários:

Postar um comentário