Shankara -breathing- : Entrevista Shinya

Shinya - Entrevista

?Primeiramente eu gostaria de perguntar diretamente, você conseguiu terminar a apresentação no Osaka-jo Hall com uma sensação boa?

Shinya: Bom, eu me senti bem no final...No final.

?Quer dizer que foi diferente no inicio?

Shinya: No começo, honestamente, eu estava muito nervoso. Havia esse nervosismo completamente diferente dos shows convencionais... Fazia uns 9 ou 10 anos desde que me senti daquela forma.

?Qaundo foi a última vez que se sentiu nervoso dessa maneira?

Shinya: Não me lembro (risos). Quando eu disse 9 ou 10 anos, falei por falar.

?Mas enfim, sendo uma turnê internacional ou um festival, você não se sente nervoso dessa forma.

Shinya: Correto. Geralmente não me sinto nervoso no exterior.

?O que você acha que foi a causa do nervosismo?

Shinya: A razão numero 1 não foi pelo lugar, mas sim pelas músicas. 90% do motivo foi esse. Já que esse album foi feito de maneira radical e as músicas não são facilmente reproduzidas. É claro que por esse motivo eu estava me preparando e ajustando tediosamente de ante-mão e eu cheguei ao dia do show em perfeitas condições mas... Mesmo assim não consegui evitar o nervosismo.

?Nervosismo e tendência imediata de transmiti-lo.

Shinya: Verdade. Mas dessa vez não foi assim. Eu não fiquei nervoso ao ver como os outros estavam se saindo. Realmente, no momento em que o show começou, isso mudou. Antes do show, eu não estava sentindo nada, mas assim que subi no palco e "VINUSHKA” começou, o momento em que o som ecoou, todo o nivel de nervosismo foi parar nas alturas... Eu acho que a imagem não muito boa do telão mecheu comigo(risos).

?Entendo. Houve uma certa ansiedade ali.

Shinya: É. O ambiente era diferente do que estavamos acostumados nos últimos anos. Eu tambem estava preocupado pensando "será que nessas condições o som está funcionando?

?E tambem, quando “VINUSHKA” começa, você não pode escapar de uma batalha que dura 9 minutos e meio.

Shinya: Certo(risos)! Durante o tempo em que tocamos essa múscia, nós não podemos depender dos monitores. Então, quando leva 9 minutos para a primeira música acabar, meu coração dispara.

?Conforme o show prosseguiu, houve algum momento em que o nervosismo fez você se atrapalhar ou se distrair, ou não teve nada do tipo?

Shinya: Não. Eu me mantive até o fim. Fiquei tenso até o final do bis.

?Chegou ao ponto em que você não tinha coragem para olhar para o público?

Shinya: Não, eu olhei (risos). Eu estava focado em ter aquela imagem gravada na minha memória. Eu não sei quando poderemos fazer outro show no Osaka-jo Hall no futuro(risos). Mas atualmente, aquela vista foi incrivel. Foi alem da minha imaginação, está em primeiro ou segundo lugar de todos os shows que já realizamos.

?Faz 9 anos que você realizou um show no Osaka-jo Hall. Dentro de você,Shinya-san, há uma memória clara do último show lá?

Shinya:Não é clara. Eu tento me lembrar, entretanto. Quando eu vi a pista, eu me lembro de pensar que não era tão grande assim.

?Mesmo que você diga isso, é grande sim(risos), e dessa vez, houve mais público do que a 9 anos atras.

Shinya:Sim. 9 anos se passaram e ter mais público é uma coisa simplesmente maravilhosa.

?Vai ser um jeito vago de perguntar, mas como você acha que a audiência compreendeu “UROBOROS”?

Shinya: Só imagino... Nesse aspecto, eu não estava pensando, honestamente. Enquanto eu observava a vista e sentia que era boa, eu não prestei atenção suficiente na reação do público.

?Seus sentimentos com relação ao album mudaram?

Shinya: Não, honestamente, eu não me senti assim.

?Por volta da epoca em que “UROBOROS” foi finalizado,eu lembro que Shinya-san comentou por diversas vezes como era "um album dificil". Você ainda mantem essa impressão?

Shinya: Não, essa estranheza desapareceu conforme continuamos ensaiando, mas minha impressão sobre o trabalho em si não mudou muito. Dessa vez, nós só tocamos o album todo uma única vez. Então eu gostaria de digeri-lo nas proximas turnês.

?Em janeiro, Vocês estarão realizando uma turnê pelo Reino Unido e Irlanda, patrocinados pela Kerrang!, e em fevereiro começará a turnê nacional. Isso será para vocês "trabalharem" melhor "UROBOROS"?

Shinya: Há essa intenção, mas a primeira parte da turnê nacional será ligeiramente diferente. Não vamos tocar todas as múscias do album tambem. Tambem vou modificar um pouco meu equipamento para tocar de acordo.

?Colocando de forma simples, os palcos menores das casas de shows não poderam acomodar o seu set de bateria normal.

Shinya: É (risos). Porque há essa razão, essa turnê em casas de shows menores me dará a oportunidade para crescer.Mas há um motivo para mim querer essa turnê.

?Qual motivo?

Shinya: Poque existem pessoas em certas regiões do país que não tem como comparecer aos shows mesmo querendo. Eu sinto que essa turnê é em parte para essas pesoas.

?Eu acredito que a ultima parte dessa mesma turnê terá um show num local com a capacidade ( de público) que vocês estão acostumados.

Shinya: Pela primeira vez eu estarei consciente de que estarei trabalhando para digerir o album e para meu crescimento. Em contrapartida, se existirem descobertas inesperadas em fevereiro, isso seria um bônus. Estou ansioso por isso.

?Você não esta antecipando nada.

Shinya: Certo. Estou sentindo algo do tipo " o que poderá acontecer?"

?Pode ser um jeito estranho de dizer mas, na verdade, a turnê pelas casas de shows menores não é algo que o DIR EN GREY precise fazer certo?

Shinya: Não. No final, como eu disse antes, essa turnê é meio que para as pessoas que não poderiam nos ver normalmente, que não teriam a oportunidade, e de certa forma, é a mesma coisa de quando começamos a fazer nossos shows internacionais. A decisão final disso, no fim das contas foi meio que minha.

?Ou seja, se você queria fazer isso mesmo tendo que diminuir seu set de bateria. Isso no final se tornou o padrão de decisão certo?

Shinya: Sim. E, eu queria. Então agora, eu estou pensando em como vou fazer isso num palco menor(risos).

?Se fosse possivel agora, supostamente, realizar um show no Osaka-jo Hall toda noite, você gostaria de fazer isso?

Shinya: Claro. Para mim seria ótimo, e eu adoraria fazer isso. Durante o show no Osaka-jo Hall ontem , era obvio o quão nervoso eu estava mais do que antes, e uma parte de mim queria muito se acostumar com aquilo(risos).

?Entendo. Falando nisso, durante esse show, houve alguma cena que deixou uma impressão particular em você? Como, um momento que você não vai esquecer.

Shinya:Não houve nenhuma música ou cena em particular, mas durante a performance, quando eu olhei pra cima, o teto era tão alto(risos). Por alguma razão é o que eu me lembro melhor, aquele teto(risos).

?Da platéia, houve uma cena impressionante quando os 5 membros se uniram no centro do palco no final.

Shinya: Ah, entendo. Da nossa parte foi apenas um sentimentos de "que ótima visão"(risos). Tambem, o público estava incendiado. Mais do que eu imaginava. Eu até pensei que havia algo que merecia ser visto pelos olhos da platéia(risos).

?O que você achou do documentario do show? Foi usado bastante.

Shinya: Provavelmente tornou as músicas mais faceis de se compreender,e com isso, é mais facil "entrar" no clima das canções. Nesse conceito , isso é algo a mais.Pelo documentario em si, eu não conseguia ver nada enquanto tocava(risos), mas pareceu coincidir com a imagem que eu tinha de cada música.

?Se houver outra oportunidade como essa, você tem algo em mente sobre o que você quer fazer?

Shinya: Ainda não tenho. Ao inves disso, eu acho que eu devo apenas fazer o que quero nesse momento. Mas para variar, eu gostaria de ver o show atraves de uma gravação do "fundo" ( da casa de shows). Eu ainda sinto como se não tivesse absorvido objetivamente os shows.


Créditos: Orchestrated Chaos
Tradução: DIR EN GREY Brasil


Por Aiko

0 comentários:

Postar um comentário