Burnn! Março de 2011 - Entrevista: Kyo Parte 2/2

-Quando se olha para a turnê de 2010, eu entendo que a condição da banda está aumentando gradualmente. Um tempo atras, você disse "Eu não acho que minhas habilidades aumentaram", mas está claro que aumentaram.
Kyo: Eu realmente não sei. Mas, é verdade que tenho ouvido isso bastante. Os fãs tambem tem me dito isso. Provavelmente, a imagem de mim "sendo incapaz de cantar nos shows" é consideravelmente forte. Antes, durante os shows, mais do que me expressar atraves da música, eu dei importância em comunicar meus sentimentos atraves do meu corpo... Eu improvisaria algo... Eu ousei lançar faixas desses shows onde eu não podia cantar. Então me diziam "Esse cara não canta. Ele canta bem no CD, mas não consegue reproduzir ao vivo." Por isso eu comecei a pensar "se você acha isso, então eu vou mostrar como eu canto normalmente," mas de repente, começam a me dizer "você melhorou" ou "Você praticou muito". Resumindo, eu queria dizer "Eu já estava cantando direito antes, mas apenas me atrevi a não faze-lo" (risos). 

-Acontece que o Kyo-san dá muita importância ao canto; você mencionou isso em 2010. Mesmo comparando ao ano passado, esta claro que suas habilidades melhoraram.
Kyo: Na verdade, acho mais facil para mim me focar em cantar corretamente. Eu me surpreendo, "Huh? Isso esta certo? Esta mesmo dizendo que esta bom assim?". Mas as pessoas a minha volta dizem que eu melhorei, mas para mim, sinto como se estivesse fugindo. O que faço agora é mais fácil do que antes...

-Fácil!? Você não passa essa impressão de forma alguma. Eu sempre penso, "Você vai chegar até esse ponto!?"
Kyo: Independente se é bom ou ruim, não penso no que está por vir. Acho errado pensar "se eu fizer isso agora, ficará mais dificil depois". Agora, não tenho tempo para comunicar coisas pequenas ou então quero comunica-las mais diretamente... Se eu fizer coisas que os outros fazem, seria inutil, então quando penso em fazer coisas que somente eu posso fazer, torna-se algo assim. Por isso, sim, de fato, se penso em cantar corretamente, devo cantar. Eu almejo um ponto mais alto.

-DIR EN GREY é normalmente conhecido como uma banda cujas condições ao vivo são como uma onda, mas mesmo quando algumas vezes o som não é tão bom, ha outras vezes que as compensam. Isso é o que Kyo-san mencionou anteriormente como um brotar/manar de emoções. Logo, nas vezes em que as condições são boas, o show torna-se incrivel.
Kyo: Realmente odeio o termo "show". Eu constantemente quero incluir algumas partes como "cru"; fazendo isso, se um bom show é feito, tambem ha a chance de haver um show ruim. De qualquer jeito, quero lançar emoções "cruas" que são reais. Mesmo para a setlist, mais do que uma necessidade "essencial", não penso em controlar. Se eu penso "isso é meio dificil", na maioria das vezes eu me desafio. Eu penso "o que devo fazer dessa vez?" e "eu não saberei até o show começar mas, por que não faço algo interessante"... A menos que eu faça tais coisas, algo novo não será criado. Tambem, com relação aos shows,  quero que mais pessoas venham nos ver. Queria tornar mais facil para as pessoas que querem nos ver pela primeira vez.

-Você quer dizer que queria aumentar a capacidade das casas de shows para evitar que os ingressos se esgotem?
Kyo: Temos pensado nisso tambem. As performances recentes(outubro 28, 2010/Tokyo – Shinkiba STUDIO COAST) não esgotaram talvez porque o show foi anunciado de ultima hora, você pode dizer que graças a isso, pessoas que normalmente não vem muito, vieram. Isso foi bom. Tambem, temos uma imagem, certo? Como se, "aqueles que não são frequentadores não podem vir aos nossos shows" ou "eles tem uma atmosfera que torna dificil para os garotos virem". Na verdade não é assim, mas queria me livrar disso e expandir a quantidade de entrada de pessoas. Quanto a capacidade... se possivel queria fazer um show com todos de pé, mas nesse caso, seria limitado a casas de shows boas. Mas recentemente, tenho pensado comigo mesmo em como shows em  halls podem ser interessantes? Acho interessante fazer turnês em casas de shows de todos os tamanhos. Se houver uma "casa de shows incrivel", ha tambem um hall e, é claro, lugares como o Shinkiba STUDIO COAST... Se é esse o caso, podemos tocar sem nos cansar...

-Falando nisso, pode ser um pouco tarde para falar sobre isso, mas durante a turnê junto ao APOCALYPTICA, de agosto a setembro de 2010, você cantou "Bring Them To Light" de ultimo minuto, certo? Como foi isso?
Kyo: Tudo foi como a primeira vez para mim. Foi a primeira vez que fiz uma sessão e que toquei junto com estrangeiros. Alem disso, os instrumentos de fundo eram violoncelos (risos). Então, quando eles me deram as letras e o CD e me disseram "Vamos fazer isso"... no começo fiquei preocupado com o que eu deveria fazer. Mas quando decidi faze-lo, quis dar o meu melhor, então arrisquei me diferenciar do original e cantei no meu próprio estilo, e eles ficaram muito satisfeitos. Os fãs tambem ficaram satisfeitos e os membros que estavam assistindo de lado tambem ficaram satisfeitos (risos). Fico feliz por ter  feito isso. Foi interessante. No final, fizemos 3, não, 4 vezes. 

-Como eles abordaram você?
Kyo: Depois de nos verem ensaiando diversas vezes, me disseram "Nós queremos falar com você sobre uma coisa" e depois disseram "Cante para nós". Dai uns dias depois, ensaiei com eles e eles disseram do nada "Vamos fazer isso hoje a noite". Eu disse "Não. Se vamos fazer isso tem que ser perfeito". De qualquer modo, naquele momento eu os descartei. Eles foram muito insensatos (risos).

-Se Kyo-san fosse capaz de participar do próximo album do APOCALYPTICA seria muito bom. Se houver alguma oferta assim, você aceitaria?
Kyo: Acho que quero tentar. Gosto muito das personalidades deles... Fiquei surpreso por eles seram pessoas estoicas. Eu achei que nós... não, eu ainda sou muito ingênuo.

Creditos: OC
Por Aiko

0 comentários:

Postar um comentário